
Finance for Just and Green Energy Transition
um LAB de inovação financeira para acelerar e ampliar a transição energética
A FJGET (Finance for Just and Green Energy Transition) é uma iniciativa voltada para ampliar a escala e acelerar o fluxo de capitais para a transição energética justa na América Latina. Reconhecendo a vantagem comparativa da região em recursos renováveis e matérias-primas essenciais, a FJGET busca criar um ambiente favorável a investimentos sustentáveis que alinhem desenvolvimento econômico às metas de neutralidade de carbono e inclusão social, fortalecendo assim uma economia mais sustentável.
A FJGET é uma iniciativa conjunta liderada pela sociedade civil organizada e por bancos de desenvolvimento multilaterais e nacionais, em parceria com a ONU.
As principais áreas de atuação da FJGET estão estruturadas em três eixos complementares. O primeiro eixo concentra-se na construção de uma base técnica e conceitual, fornecendo parâmetros para investimentos justos e verdes. Isso inclui o desenvolvimento de diretrizes e critérios para seleção de projetos, a formulação de um marco conceitual para a JET na região e a criação de uma estrutura de acreditação de projetos. Esse esforço visa assegurar que os investimentos sejam direcionados a iniciativas que atendam a critérios de sustentabilidade e justiça social, promovendo impactos positivos amplos e duradouros.
O segundo eixo de atuação concentra-se na criação de um LAB, um ambiente de investimento dedicado à identificação de mecanismos de de-risking e estruturas de alavancagem financeira. Além disso, a FJGET promove a avaliação conjunta de oportunidades de investimento e a articulação de acordos de co-investimento, facilitando a alavancagem de recursos privados em escala.
​
O terceiro eixo é dedicado a vivência concreta da iniciativa em um território piloto, para fins de coletar informações de contexto, identificar barreiras e gargalos para atração de investimento e experimentar soluções que possam confirmar premissas e consolidar aprendizados para a implantação na América Latina. O território escolhido como piloto foi a região Nordeste do Brasil, em particular, os estados do Ceará e Pernambuco.
​
Os atores locais estão envolvidos em um intenso processo de consolidação de informação tendo produzido um diagnóstico preliminar e realizado diversas reuniões técnicas de aprofundamento. Este processo gerou o arcabouço de informação a partir do qual o LAB FJGET iniciará sua atuação, refletindo sobre estratégias de alavancagem de financiamento e propondo instrumentos financeiros inovadores para ampliar a escala e a velocidade do fluxo de capitais para a transição energética justa na região.